O levantamento de travessias semafóricas iniciado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) durante o “Maio Amarelo”, na Avenida Rio Branco, região do Bairro Manoel Honório, tem, entre outros objetivos, aumentar a segurança viária. Nessa primeira etapa do estudo, melhorias foram alcançadas, como, por exemplo, aumento de 30% no horário de pico, no tempo da travessia de pedestres nas margens esquerda e direita da avenida, e nos trechos em que a via tem cruzamento com as ruas Américo Lobo, Agassis e Antônio Lagrota.
O estudo também apontou que, em outros locais analisados da via, o tempo para concluir o percurso com segurança é suficiente. Assim, as travessias nos cruzamentos da Avenida Rio Branco com as ruas Sergipe e Governador Valadares e nas proximidades do Sport Club não tiveram alteração. Para chegar a tal conclusão foram avaliados distância e tempo estimado para concluir a passagem.
Outras ações, como a verificação das condições da pintura horizontal das faixas de pedestres, manutenção dos focos e dos cabos da rede semafórica estão sendo realizadas, e fazem parte do conjunto de medidas preventivas. O trabalho começou pelo cruzamento com a Rua Sergipe, no Bairro Manoel Honório, e se estenderá até o cruzamento com a Senador Salgado Filho, no Bom Pastor.
Metodologia
Estão sendo consideradas para o estudo todas as 33 travessias com semáforos da Avenida Rio Branco. Em cada cruzamento são feitos levantamentos fotográficos e da sinalização horizontal e vertical, além da avaliação dos percursos e dos tempos para passagem dos pedestres e veículos.
Fonte: Assessoria PJF