Avenida Rio Branco recebe 2.500 atletas na “71ª Corrida da Fogueira”

Uma festa do esporte, que encheu a Avenida Rio Branco com “mar de pessoas”. Assim foi a “71ª Corrida da Fogueira”, na noite de sábado, 21. Cerca de 2.500 atletas, de crianças à terceira idade, correram e caminharam pelo corredor central da principal avenida de Juiz de Fora, saindo da praça do Bairro Bom Pastor até Manoel Honório, e retornando. Antes da largada, os milhares de corredores se confraternizaram com alegria, reencontros e muitas fotos.

Às 19h35 aconteceu a largada principal. Vinte e dois minutos e 26 segundos depois, Eberth da Silva Silvério (Fripai/O2) chegou e conquistou o lugar mais alto do pódio masculino. O atleta foi seguido por Francisco Perrout (Cria Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF), Gabriel Alberto Silva (Pégasus), Matheus Moraes Baptista (Cria UFJF) e Albertino Silva Luz (Educação Física/Faculdade Metodista Granbery).

Aos 26 minutos e 26 segundos, Amanda Oliveira (Educação Física/Faculdade Metodista Granbery) despontou na linha de chegada. Completaram o pódio feminino, Aline Barbosa Silva Santos (Educação Física/Faculdade Metodista Granbery), Claudete Nunes (Profit), Noemi Alves da Cruz (Cria UFJF) e Laynara dos Santos. Antes da corrida oficial, mais de cem meninos e meninas de até 15 anos, acompanhados por plateia animada, formada por pais, parentes e amigos, revelaram seus talentos na “Fogueirinha”, com várias provas, que dividiram os atletas mirins por faixa etária e distância a ser percorrida. Neste caso, sem pódio e premiação para todos.

A “Corrida da Fogueira” é evento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Este ano foi organizada pela Tecnobit, em parceria com Vidativa Consultoria Esportiva.

A corrida

A “Corrida da Fogueira” figura entre as provas mais tradicionais do país. Tudo começou em uma festa junina, caracterizada pela alegria em torno da fogueira, na década de 40. Um entusiasta do esporte, Vicente Ferreira dos Santos, teve a ideia de promover corrida de rua, reunindo alguns amigos, a fim de divulgar a festa junina no Bairro Mariano Procópio. Foi assim que, em 23 de junho de 1942, 47 atletas ouviram o sinal da largada da “1ª Corrida da Fogueira”, com percurso, assim como agora, de sete quilômetros.

O vencedor da primeira edição foi Pedro Marciano da Silva, atleta do Mangueira Futebol Clube, de São João Nepomuceno, com o tempo de 23m58s. Após a premiação, ele teve a honra de acender a fogueira da festa, e isso se perpetuou por várias décadas. Nos anos 40, poucas corridas de rua eram realizadas no país, e, com o tempo, a “da Fogueira” se tornou a maior prova do pedestrianismo de Minas Gerais, contribuindo decisivamente para o crescimento do esporte no Brasil.

Fonte: Assessoria/SEL

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.