A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou na manhã dessa seta-feira, 20, o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019. A instituição oferta 1.908 vagas em 62 cursos em Juiz de Fora e 415 vagas em dez cursos no campus avançado no município de Governador Valadares.

As inscrições começam no dia 6 de agosto, segunda-feira, e vão até o dia 27 do mesmo mês. A pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, orientou que os candidatos fiquem atentos aos prazos e mudanças desta nova edição. “O edital é longo, mas traz todas as informações que eles vão precisar. Por exemplo, o prazo para os candidatos que precisarão de atendimento especializado é o mesmo que o período de inscrição. Além disso, os pedidos de isenção devem ser feitos entre os dias 6 e 10 de agosto”, esclareceu.

Um das novidades apresentadas pela pró-reitora é que todo o processo de inscrição, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado e nome social, será feito exclusivamente online. O formulário de inscrição on-line contará com meios de anexar documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado comprobatório de sua confissão religiosa.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) até as 18h do dia 27 de agosto. A taxa de inscrição é no valor de R$120 e dever ser paga até 20h do dia 28 de agosto, exclusivamente no Banco do Brasil. As provas serão aplicadas nos dias 1° e 2 de dezembro, das 13h às 17h30.

“Os candidatos não poderão entrar nos locais de provas com lápis. Muitos alunos começam a prova a lápis e não conseguem administrar o tempo e não passam a caneta nas respostas, que não podem ser corrigidas. Então, a decisão foi tomada para evitar estes casos”, contou a pró-reitora sobre outra modificação nesta edição do Pism.

Outra mudança é que após a realização das provas, os candidatos poderão levar o caderno de perguntas para casa. “Eles receberão o caderno com todas as perguntas que devem ser respondidas e uma folha de respostas, com espaços para as questões objetivas e discursivas, a parte”, disse Maria Carmen.

A pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, apresentou as modificações do processo à imprensa. Foto: Twin Alvarenga/UFJF

 

SISTEMA DE COTAS

A pró-reitora de Graduação da UFJF relembrou que 50% das vagas ofertadas são destinadas a alunos que estudaram os três anos do Ensino Médio em escola pública. Em seguida, eles são divididos em quatro grupos (A, B, D e E). O primeiro critério é a renda per capita familiar. Aqueles candidatos que possuem a renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo estão entre os grupos A e B. Já aqueles que possuem a renda per capita superior a 1,5 salário mínimo, entre D e E.

O segundo critério é a etnia do candidato. Se ele se autodeclara preto, pardo ou indígena o seu grupo de cota será o A ou D. Por exemplo, um estudante negro, de escola pública e com a renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo, ele é um candidato do grupo A. Os estudantes caucasianos ficam entre os grupos B e E, dependendo da renda. Já os alunos oriundos das instituições particulares se enquadram no grupo C.

“Aquele candidato que se inscreve para um desses grupos e não faz jus a ele, perde totalmente o direito àquela vaga e ainda está sujeito a outras sanções determinadas na legislação. Às vezes, o candidato faz, mas não é por má intenção e sim por desinformação, Por isso, é importante que ele esteja atento e faça uma análise de sua situação”, alertou Maria Carmen.

A UFJF possui uma comissão de matrícula, na qual é responsável por fazer a análise socioeconômica dos candidatos que entraram pela cota de renda baixa e entrevistas com aqueles que ingressaram através de vagas destinadas a candidatos com deficiência. A pró-reitora relembrou que dentre as novidades para o processo do próximo ano é a instauração da comissão que vai avaliar as autodeclarações, instaurada após denúncias de fraude no sistema de cotas.

“Na época da matrícula, será publicada as especificações que aluno precisa seguir para efetivá-la como, as datas de entrevistas e apresentação de algum documento. Se ele fez uma declaração e não comprovar que faz jus a ela, ele perde a vaga, que vai sendo ofertada nos editais de reclassificação”, frisou.

A banca de verificação de veracidade da autodeclaração será um procedimento obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida será tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito a elas.

Vale lembrar, que os candidatos devem optar pelo grupo de cota no ato de inscrição para as provas do PISM III, por ser a última etapa do processo antes do ingresso na instituição.

 

LOCAIS DE PROVA

O local de prova de cada candidato estará contido no comprovante definitivo de inscrição. As provas serão realizadas, além de Juiz de Fora e Governador Valadares, em Muriaé e Volta Redonda (RJ).

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 20 de novembro. A UFJF não enviará o documento pelos Correios nem o entregará pessoalmente.

 

 

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.