Como forma de prevenção à doença rábia, conhecida popularmente como raiva, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou nesta semana a campanha de vacinação na Zona Rural de Juiz de Fora. A equipe do setor de zoonoses da Secretaria de Saúde atuará em postos fixos e volantes por toda a área, tendo a iniciativa como meta vacinar cinco mil cães e 600 gatos.
Os principais pontos para a vacinação na cidade estarão onde há maior concentração da população, como nos postos de saúde, igrejas, centros comunitários e escolas, além de fazendas maiores e mais conhecidas. Já para os animais que estão em locais de mais difícil acesso, uma equipe ficará por conta da busca ativa destes animais, para garantir que todos recebam a dose. A vacinação acontecerá até o dia 3 de agosto, de segunda a sexta-feira. Para as vacinações urbanas, elas irão acontecer em duas etapas: no dia 1º de setembro e 20 de outubro.
A vacinação acontecerá até o dia 3 de agosto. Foto: Arquivo/PJF
Importância da vacina
Segundo o médico veterinário e chefe do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura, José Geraldo de Castro Júnior, a vacinação é a principal maneira de nós seres humanos ficarmos prevenidos do aparecimento da raiva. “Segundo a orientação do Ministério da Saúde, a prefeitura tem a atribuição de vacinar os cães e gatos. Porém, nós pegamos a oportunidade e lembramos aos proprietários de outras espécies desses animais [bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos] que procedam de maneira particular desta vacinação”, explicou José Geraldo.
Ele ainda ressaltou que o último caso de raiva canina ou felina foi registrado em 1998, porém, registram-se todos os anos casos da doença em bovinos e equinos, na Zona Rural, que são infectados pela picada de morcego, por isso a importância de todos os animais se vacinarem. Ao contrário dos animais, não há nenhum registro da raiva humana na cidade.
Por último, o chefe do Setor de Zoonoses destacou que a doença é transmitida para o homem pela saliva, quando o animal infectado morde ou lambe alguma parte mucosa do nosso corpo. Ele ainda acrescentou que caso isso aconteça, a pessoa deve procurar o Hospital de Pronto Socorro (HPS) para serem tomadas as devidas providências.
Confira o cronograma completo da campanha de vacinação Antirrábica em Juiz de Fora.