A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realizou 718 análises de água em maio. Conduzidos pela Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQ) da empresa, os trabalhos buscam garantir a qualidade do produto distribuído em Juiz de Fora. Do total das análises, 326 foram feitas nas redes de distribuição, 88 nas estações de tratamento de água (ETAs) e 17 nas de esgoto (ETEs). Além disso, foram efetuadas 18 avaliações em residências particulares e sete em mananciais.
Em parceria com o Departamento de Tratamento de Água (Deta) da companhia, a AGQ efetuou, ainda, 262 análises de controle de processo, realizadas nas unidades de tratamento do produto.
Pesquisas de parâmetros microbiológicos e físico-químicos foram feitas, além de exames de fitoplâncton e avaliação de metais pesados por absorção atômica. O monitoramento realizado pela Cesama segue as determinações da legislação federal vigente, para certificar que a água distribuída na cidade esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. Os serviços de análise podem ser solicitados na Agência de Atendimento da Cesama, na Avenida Getúlio Vargas, 1.001, esquina com Avenida Barão do Rio Branco.