Quem passou pela Avenida Rui Barbosa, no Bairro Santa Terezinha, na manhã desta quarta-feira, 27, percebeu movimentação diferente em frente ao prédio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na altura do número 530. Dezenas de pessoas se reuniram para a abertura da academia ao ar livre, ali instalada. Os aparelhos foram entregues ao público pelo prefeito Antônio Almas, a deputada federal Margarida Salomão, responsável pela emenda parlamentar que garantiu a colocação dos instrumentos, e o secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette, entre outras autoridades. Assim que a fita foi cortada e o espaço aberto ao público, as alunas do programa “JF Esporte e Cidadania” aproveitaram para conhecer cada aparelho, com a orientação dos professores que as acompanhavam. Em seguida promoveram momento de descontração, com grande lanche comunitário, encerrando as atividades do primeiro semestre do programa.
Para a dona de casa Maria José da Silva Soares, a instalação da academia “foi ótima”. Ela participa das aulas de ginástica e caminhada no núcleo do programa em Santa Terezinha há seis anos, e afirmou que as atividades físicas “nos deixam mais animadas e com mais disposição. Vamos fazer uso dos aparelhos com orientação da professora, mas podemos utilizar durante nossas folgas também.” .
Rodeada pelas alunas que a abraçavam e desejavam “boas férias”, a professora do “JF Esporte e Cidadania”, Ivony Berg, reforçou que a instalação dos aparelhos é importante para a comunidade ao redor da SEL: “A secretaria deve ser ponto de referência para a prática de esportes, e, com a academia na frente, vai atrair a população para a prática de atividades físicas”.
A academia tem como objetivo proporcionar a prática de exercícios físicos à população local. São oito aparelhos que trabalham o fortalecimento muscular e a função cardiorrespiratória, com objetivo de promover saúde e bem-estar para a população. Sete academias ao ar livre já foram inauguradas na cidade.
Fonte: Assessoria PJF