A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) realiza, entre os dias 25 de junho e 1° de julho, a primeira semana municipal de prevenção, conscientização, combate e enfrentamento ao uso de drogas. A comemoração, que surgiu de um projeto de lei do vereador Charlles Evangelista (PSL), foi incluída no Calendário Oficial do Município na semana que corresponde ao dia 26 de junho, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate às Drogas.

“O que nos motivou foi trazer esse assunto para dentro da Câmara para que seja debatido entre os vereadores, a sociedade civil e os órgãos responsáveis. Além disso, que a gente possa também cobrar do Executivo um maior investimento, principalmente na prevenção”, ressaltou Evangelista.

Além de propositor da lei que institui a semana, o parlamentar também é autor da proposta que criou a Comissão Especial de Enfrentamento às Drogas da Casa, na qual presidi. “Quando a gente criou a comissão foi justamente em cima desses altos índices alarmantes de insegurança que a cidade vem apresentando. Hoje, reportagens e dados da polícia apontam que 90% dos crimes de homicídio têm relação direta com o consumo de drogas. A gente recebe no gabinete muitas famílias desesperadas porque seus entes mais jovens se envolveram com drogas e desestruturou a família toda”, relembrou Evangelista.

Desde a sua criação a Comissão vem trabalhando a prevenção em vários âmbitos e a semana surge com o objetivo de reforçar ainda mais o combate às drogas, aumentando as atividades que visam prevenir e conscientizar à população sobre este importante tema para a sociedade. “Realizamos palestras em escola, onde exibimos depoimentos de ex-dependentes químicos para tentar sensibilizar os adolescentes para não seguir este mundo, que muito das vezes é sem volta”, disse o vereador. “Também tentamos reinserir os ex-dependentes na sociedade e no mercado de trabalho”, acrescentou.

PROGRAMAÇÃO

Os trabalhos da semana iniciam nesta segunda-feira, 25, com a realização de uma palestra ministrada pelos vereadores, além de Evangelista, que compõe a Comissão – André Mariano (PSC), Sheila Oliveira (PTC) e Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico-MDB) – em uma escola no bairro Furtado de Menezes, zona Sudeste.

No dia 26, será realizada uma blitz educativa com a presença das polícias Civil e Militar. No dia seguinte, os vereadores ministrarão no município de Pequeri e irão visitar um centro terapêutico no dia 28. “Queremos expandir a semana para as outras cidades, que também enfrentam este mesmo problema. Além disso, há muitos moradores de rua em Juiz de Fora que vieram para cá devido ao acesso fácil”, destacou Evangelista.

O auge da semana será no dia 29 com a realização de um ato público no centro de Juiz de Fora e a celebração se encerra no dia 1° de julho com um passeio ciclístico na Avenida Rio Branco. “O ato iniciará na escadaria da Câmara. Vamos realizar uma caminhada até o Central, onde teremos cruzes simbolizando as mortes relacionadas diretamente ao consumo de drogas e um caixão, mostrando que as drogas matam: a dignidade, o caráter, a honra e destrói família. O intuito é chamar a atenção e sensibilizar os jovens”, falou o vereador.

PM E A PREVENÇÃO

O assessor de comunicação da 4ª Região da Polícia Militar (PM), major Jovanio Campos, ressaltou a importância da união entre o poder público e as forças de segurança. “Nenhum órgão sozinho vai conseguir reverter esse quadro que assola o nosso país e sociedade, por isso, é importante essa sinergia para que cada órgão possa de fato cumprir seu papel na sua esfera de competência”, enfatizou.

Além de o tema estar em voga devido à realização da semana, o major relembrou que a corporação trabalha com a prevenção por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Nessa sexta-feira, 22, por exemplo, a PM formou mil alunos que passaram pelo programa. “Só nesse semestre, a Polícia Militar atendeu 106 escolas e aproximadamente seis mil crianças do ensino fundamental em toda região. Em Juiz de Fora, desde o início do programa em 2001, atendemos mais de 115 mil crianças”, salientou Campos. “O militar encontra com os alunos uma vez por semana durante um semestre e, no final, é realizado a formatura destes estudantes no programa”, finalizou.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.