O inverno chegou oficialmente às 7h07min dessa quinta-feira, 21, e com a sua chegada, também são esperadas as características marcantes dessa estação.

Apesar de já nos encontrarmos em uma nova estação as mudanças serão sentidas pela população aos poucos.  Nessa sexta-feira teremos céu parcialmente nublado a claro, com nevoeiro ao amanhecer. O quadro deverá se manter estável durante o final de semana.

Na Zona da Mata em média teremos mínimas de 8°C e máximas de 25°C. Para Juiz de Fora são esperadas mínimas de 13°C e máximas de 22°C.

De acordo com Anete Fernandes, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as principais características do inverno na região são clima seco e pouca chuva. “Essa é uma estação seca, com chuvas muito escassas e que quando acontecem estão associadas ao avanço de frente frias que chegam à região carregando mais umidade”. As previsões realizadas pelo Inmet são baseadas em mais de trinta anos de observação.

A região da Zona da Mata, diferentemente de outros pontos do estado, pode registrar chuvas pontuais por sofrer com o transporte de umidade oceânica. “Nessa época do ano prevalecem centros de alta pressão no oceano que intensificam os ventos em direção ao continente trazendo essa umidade que costuma chegar ate a faixa leste de Minas Gerais” explicou a meteorologista.

Outra característica marcante do inverno é a grande amplitude térmica, ou seja, a grande variação de temperaturas ao longo do dia. Segundo Anete “no início da manhã e a noite a temperatura são bem amenas e ao longo do dia aumenta bastante, voltando a baixar a noite. Nessa época do ano você tem o predomínio de céu claro e assim há uma maior incidência de radiação ao longo do dia. Já a noite, com ausência de nebulosidade, há uma perda de calor maior”.

Na Zona da Mata também há a formação de nevoeiros em pontos isolados ao amanhecer, favorecidas pela temperatura baixa associada a disponibilidade de umidade da madrugada.

Em determinadas localidades da região também é comum o registro de índices críticos de umidade durante a tarde, chegando a 30%. Essa é uma característica comum em toda região Sudeste, que pode ocorrer entre julho e setembro e até início de outubro, dependendo da chegada das chuvas.

Nessa época do ano também são recorrentes as massas de ar frio que chegam ao estado com mais força, provocando declínio da temperatura mínima de um dia pro outro e mantendo a temperatura amena por mais dias.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.