Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta sexta-feira

O Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta sexta-feira, 15, e a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) e demais instituições ligadas à pessoa idosa, visando levantar a bandeira contra qualquer tipo de violência à comunidade, realizam nesta sexta, às 8h30, uma passeata pelo centro da cidade.

“Nós vamos fazer uma concentração em frente ao Cine-Theatro Central. Em seguida, faremos uma caminhada até a Câmara Municipal, acompanhados da bateria da Unidos do São Mateus e, após a passeata, em frente à Câmara Municipal, será realizada uma apresentação do Recordar é Viver, grupo formado por idosos”, contou sobre a programação a presidente da Comissão, vereadora Ana Rossignoli (Ana do Padre Federico-MDB).

De acordo com a parlamentar, para que haja a redução da violência contra a pessoa idosa é necessário um trabalho de conscientização constante. “O que nós queremos, de verdade, é fazer um trabalho pedagógico, que leve informação à população de que o idoso precisa ser respeitado, que ele tem o direito de ter uma vida digna e que os seus direitos sejam respeitados”, ressaltou Ana.

REUNIÃO COM SECRETARIAS

A Comissão se reúne uma vez por mês e atualmente tem se reunido com secretarias para debater as demandas e tirar dúvidas sobre os atendimentos relacionados aos idosos. O último encontro foi realizado na terça-feira, 12, e foram recebidos pela secretária de Saúde, Beth Jucá, e representantes da Secretaria de Educação.

“Na saúde, avaliamos como está à marcação de consultas para a pessoa idosa, o atendimento, fraldas geriátricas, medicamento e como a Secretaria está cumprindo com o seu papel diante da pessoa idosa”, disse a vereadora. “Em relação à educação, a nossa cobrança é em cima dos idosos que não são alfabetizados. Como a Secretaria vem atendendo essas pessoas que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar na época certa, o que tem sido oferecido a eles nos dias de hoje?”, acrescentou. As próximas pastas municipais a serem recebidas são a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

O Núcleo de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil registrou mais de 600 atendimentos este ano. Foto: Rafaela Frutuoso

NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO IDOSO

O Núcleo de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil de Juiz de Fora registrou entre os meses de janeiro e junho deste ano mais de 600 atendimentos no município. Conforme a delegada Mariana Veiga, responsável pelo Núcleo, a média de atendimentos por dia é de 15 casos espontâneos, ou seja, quando os próprios idosos procuram ajuda.

“Nós atendemos vítimas de crimes previstos no Estatuto do Idoso e os maiores números de casos são de maus-tratos e desvio de proventos. Orientamos em relação aos demais crimes e fazemos o encaminhamento para as delegacias competentes”, afirmou Mariana.

Conforme a delegada, o Núcleo também recebe denúncias em relação à violência contra a pessoa idosa. “Recebemos grande número de denúncias e todas elas são apuradas. Caso necessário, é ligar e realizar uma denúncia através do 181”, destacou.

A autoridade policial também esclareceu sobre os trâmites da investigação. “Inicialmente, diante da denúncia, os investigadores vão ao local dos fatos. Dependendo do caso, pedimos auxílio do Cras [Centro de Referência de Assistência Social] que também vai fazer acompanhamento domiciliar desse idoso. Em seguida, ouvimos todos os envolvidos, registramos e encaminhamos ao Ministério Público”, explicou.

O Núcleo também possui os serviços de mediação de conflitos e atendimento psicológico, responsáveis pela maioria dos casos. “Os idosos podem comparecer ao Núcleo, localizado no terceiro piso do Santa Cruz Shopping. O atendimento ocorre todos os dias, de 9h às 16h”, finalizou.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.