O frio chegou. É hora de pegar os casacos mais pesados, os cobertores e edredons, saborear um caldo quentinho e abrir uma garrafa de vinho, que é a bebida apropriada para a época; por isso convido a todos a conhecer a partir dessa semana, as regiões de vinícolas do nosso país, que cada vez mais arrebata visitantes interessados em conhecer todo o processo.

E quem pensa que essa atividade, batizada de enoturismo, é destinada somente aos amantes de um bom drinque está enganado, mesmo porque o prazer proporcionado por um passeio entre vinhedos e vinícolas começa antes mesmo de degustar a bebida.

Dividido, sobretudo, em três macrorregiões – cidades serranas do Rio Grande do Sul, Planalto Catarinense e Vale do São Francisco, no Nordeste -, o enoturismo brasileiro está ganhando cada vez mais força, território e adeptos graças a um conjunto imbatível composto por paisagens fascinantes, infraestrutura turística e hoteleira de altíssima qualidade e, é claro, vinícolas superpreparadas para receber os visitantes. Quer uma prova? Então venha conferir, começando pelo Rio Grande do Sul.

SERRA GAÚCHA, A TODA-PODEROSA – responsável por 85% da produção nacional de vinhos, conforme balanço realizado pelo Ibravim, a Serra Gaúcha é a principal representante brasileira no campo dos vinhedos, das vinícolas e, como não poderia deixar de ser, do turismo que gira em torno de tudo o que envolve a bebida.

Influenciada por características geográficas e climáticas consideradas ideais para o cultivo das uvas utilizadas nos melhores rótulos, com solo, relevo, temperatura, a região reúne todos os requisitos para um roteiro delicioso em todos os sentidos: ar puro, belezas naturais, culinária divina e atrativos incomparáveis.

Composto por cidades como Gramado, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, entre outras, o percurso que tem por objetivo seguir o rastro do vinho pelas terras gaúchas reserva ainda altas doses de experiências memoráveis, à interia disposição do turista para serem apreciadas sem moderação por todo o caminho.

DA UVA AO VINHO – uma dupla que cativa à primeira, à segunda, a terceira e até a quarta vista. Assim São Gramado e Canela, as princesinhas do Rio Grande do Sul, que esbanjam charme, carisma, graciosidade e diversos outros atributos que as tornam perfeitas para serem o ponto de partida de um dos programas mais famosas da Serra Gaúcha: o tour Uva e Vinho.

Com duração média de 12 horas, o passeio, que passa pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, inclui uma série de atrações temáticas ligadas à mesma protagonista: a uva e sua consequente transformação na célebre bebida de Baco, o deus do vinho na mitologia romana. Marcado por inúmeros momentos dignos de um belo brinde, entre os destaques do itinerário estão o trem Maria Fumaça, o Parque Epopeia Italiana e uma visita à vinícola Aurora, ou Miollo, três atividades imperdíveis.

Vinhedo da vinícola na cidade de Aurora. Foto: Andrea Torrente/Gazeta do Povo

UM PASSEIO SOBRE TRILHOS

Líder absoluto entre os clássicos turísticos da Serra Gaúcha, a Maria Fumaça é uma atração mais do que obrigatória, principalmente para os passageiros de primeira viagem que querem embarcar nas tradições locais rumo a grandes descobertas e muita diversão.

Tendo Bento Gonçalves, localizada a aproximadamente duas horas de carro de Gramado e Canela, como o início da trajetória, Garibaldi como estação de parada e Carlos Barbosa como desembarque final, o que não falta no trajeto de aproximadamente 1h30 de duração são paisagens deslumbrantes, shows musicais e teatrais animadíssimos, degustação de bebidas alcoólicas e sem álcool, feitas à base de uva, e uma alegria contagiante, típica da fusão das culturas gaúcha e italiana.

RAÍZES HISTÓRICAS – destino para milhares de imigrantes vindos da Itália em busca de melhores condições econômicas e sociais no Brasil dos séculos 19 e 20, a Serra Gaúcha é um dos maiores redutos da comunidade italiana no país, preservando as riquezas herdadas do povo responsável por ajudar a construir sua própria história. Essa influência, que, por sinal, reflete diretamente na produção local de vinhos, pode ser sentida e vivida no Parque Epopeia Italiana, espaço temático em Bento Gonçalves que leva os visitantes a uma viagem épica pelo túnel do tempo.

OS FRUTOS GERADOS – plantada pelos italianos, a semente da vitivinicultura (atividade que une o cultivo das vinhas à produção de vinhos) germinou e se expandiu, dando origem às renomadas vinícolas do Rio Grande do Sul, as quais, assim como seus conterrâneos, também romperam fronteiras, ganharam o mundo e abriram as portas a todos os interessados em conhecer este lindo legado, seguindo os mesmos passos da pioneiríssima Aurora, a primeira produtora de vinhos a criar um serviço de receptivo turístico bem estruturado na Serra Gaúcha.

Em algumas cidades e povoados é possível participar de festas culturais nas colônias tradicionais da serra. Foto: Divulgação

Situada em Bento Gonçalves, a Aurora, a maior e mais premiada vinícola do Brasil, dispõe de mais de 20 profissionais especializados no atendimento aos turistas e os convida a fazer um tour completo por suas instalações, que compreendem: tanques de fermentação, barris de carvalho nos quais são amadurecidos os vinhos de guarda (aqueles que evoluem com o passar do tempo), as caves (adegas) Privê e Vinoteca, onde ficam armazenados os vinhos históricos, e a tão aguardada cave di Baco, local destinado à degustação gratuita de vinhos, espumantes e sucos, incluindo alguns produtos premiados em concursos internacionais. O empreendimento conta ainda com um café, que serve refeições rápidas e leves, e lojas perfeitas para adquirir itens como vinhos, artesanatos coloniais, doces e compotas, por exemplo.

 

CIRCUITOS COMPLEMENTARES – considerada a capital nacional da uva e do vinho, a charmosa cidade de Bento Gonçalves integra, ainda, outro roteiro idolatrado pelos enófilos: o Vale dos Vinhedos. Detentor do valioso selo “Denominação de Origem”, que atesta a qualidade e a procedência dos vinhos fabricados, a região figura como um dos polos enoturísticos mais representativos da categoria no Brasil, englobando, em sua área de abrangência, constituída pelos municípios de Garibaldi e Monte Belo do Sul, mais de 30 vinícolas de diferentes portes e uma gama de atividades singulares, como um revigorante passeio pelos parreirais, diversas opções de trilhas guiadas, eventos típicos da época da colheita da uva (que, no Vale, vai de janeiro a março), festivais gastronômicos e jantares harmonizados.

Já partindo em direção à cidade de Pinto Bandeira, a aproximadamente 20km de distância de Bento Gonçalves, o que chama a atenção dos passageiros rumo aos prestigiados vinhedos e vinícolas locais, cujos rótulos são certificados com o selo de Indicação de Procedência, é a atmosfera bucólica que domina a paisagem, tornando-a sob medida para quem quer curtir uma vista deslumbrante, desfrutar uma gastronomia única e relaxar na companhia da bebida que transborda história, cultura e sabor.

Quem visitar o Vale dos Vinhedos, além da paisagem que embeleza estes caminhos o visitante irá conhecer e degustar também produtos variados. Foto: Divulgação

VOCÊ SABIA?

Estudos científicos comprovam: o consumo moderado de vinho, repleto de propriedades antienvelhecimento, pode trazer vários benefícios á saúde, como prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas, redução do colesterol ruim e aceleração do metabolismo, além de indescritível sensação de relaxamento e bem-estar.

MITO OU VERDADE?

Você certamente já deve ter ouvido falar que quanto mais velho for o vinho, melhor ele é. Mas saiba que isso é um mito. Os vinhos têm prazo de validade e, salvo os preciosos vinhos de guarda, que podem levar décadas para atingir o auge de seu sabor, grande parte da produção da bebida é feita para ser consumida rapidamente. Ah, e não se esqueça: o armazenamento correto das garrafas – na posição horizontal e em ambientes protegidos da luz, do calor e movimentos ou vibrações constantes – é fundamental para aumentar a durabilidade do líquido.

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.