Corpo de Bombeiros alerta para os riscos de incêndios e acidentes durante festas juninas

Os meses de junho, julho e agosto são marcados pelas comemorações de festas típicas. Muitas cidades, bairros, paróquias, associações, realizam as famosas quermesses que atraem muitas pessoas graças às danças e comidas típicas. Nos bastidores destas festas, porém, muitos cuidados devem ser tomados a fim de evitar acidentes, para manter a segurança e alegria garantidas.

A 2ª tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Juiz de Fora, Vanessa Leandro Filipo, pontuou alguns dos principais cuidados que devem ser tomados nas celebrações desta época do ano.

 

INSTALAÇÕES

Os primeiros cuidados devem ser tomados logo no início da montagem dos espaços que receberão as festas. A instalação das redes elétricas para iluminar o local e levar energia para as barraquinhas deve ser realizada por um profissional experiente. “Na questão de instalação o mais adequado é chamar eletricista habilitado para evitar os chamados ‘gatos’. Algumas fiações podem ficar expostas, facilitando a ocorrência de choques e incêndios. O profissional habilitado para fazer essa instalação sabe todos os cuidados a serem tomados” explicou Vanessa.

Outro alerta diz respeito aos botijões de gás, sempre presente em barraquinhas e necessários para preparo de muitas das comidas típicas vendidas nas festas juninas. Neste caso a atenção deve estar voltada para os equipamentos de instalação do botijão e para sua colocação dentro do espaço. “Muitas pessoas instalam o queimador diretamente ao botijão, sem utilizar a válvula de redução e a mangueira, o que aumenta muito o risco de acidente. Nesse caso, não basta instalar os equipamentos, eles também devem estar dentro do prazo de validade, para que sejam eficazes”, reforçou a tenente.

No caso de ocorrer acidentes com os botijões, Vanessa também elencou algumas ações emergenciais que podem ser tomadas. “As festas geralmente ocorrem em locais abertos, então o ideal é tentar fechar a válvula e isolar o botijão. No caso de vazamento com chamas, devem-se afastar as pessoas e deixar o botijão sempre fora da barraca, que na maioria das vezes é coberta com plásticos ou tecidos. Dessa forma o vento leva o gás embora”

Vale lembrar que em qualquer circunstância as crianças devem ficar afastadas de botijões e fogões a fim de evitar acidentes com as chamas, óleo de frituras etc.

 

BALÕES

Um costume muito comum neste período, configurado como crime, com pena de três anos de prisão ou multa, é a prática de fabricar e soltar balões. A tenente também alerta para essa ação. “Os principais riscos de soltar balões é provocar incêndios em edificações, nas redes elétricas e queimadas em vegetações. Nessa época do ano aumenta muito esse tipo de incidência, pelo período estar mais seco, e um dos fatores que contribuem para isso é a soltura de balões”.

 

FOGOS DE ARTIFÍCIO

Os fogos de artifícios também estão presentes nas comemorações típicas desse período do ano. A tenente Vanessa esclarece que o item deve ser adquirido em local apropriado e em alguns casos só deve ser utilizado com autorização prévia. “O primeiro cuidado começa na compra. Deve-se buscar por estabelecimentos credenciados, que já vendem para um público específico. Os fogos têm classes que devem ser respeitadas, desde infantil até a classe profissional. No caso do infantil, as crianças devem sempre estar acompanhadas no momento da soltura. E em relação aos profissionais, só podem ser queimados com licença prévia de autoridade competente”.

Para evitar acidentes com esses artefatos, Vanessa reforçou os cuidados apropriados. “O ideal é não tentar reutilizar fogos que falharam durante a queima, pois podem ocorrer outros tipos de combustão e queimaduras. Outra atenção dever ser ler cuidadosamente as instruções de uso e manuseio do produto. No caso de acidentes, as queimaduras podem ser cobertas com um pano e no caso de bolhas, as mesmas não devem ser furadas, pois protegem a área lesionada. Deve-se procurar o hospital o mais rápido possível e também se pode acionar a emergência do Corpo de Bombeiros, através do 193.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.