A cidade de Juiz de Fora completou nessa última quinta-feira, 31, 168 anos de criação. E além de toda história de tradição por ser a grande ‘Manchetes Mineira’, a cidade tem se tornado destaque quando o assunto é tecnologia e inovação. Recentemente Juiz de Fora ficou em primeiro lugar, em todo o país, na oferta de serviços de cidades inteligentes ao cidadão, de acordo com o ranking divulgado pela empresa de consultoria na área de telecomunicações, Teleco.

Relatos diante essas tecnologias do município se fazem como o da Ana Paula Oliveira, de 31 anos, que tinha dificuldades para saber o horário exato em que o ônibus passava nas proximidades de sua residência. “Ficava horas e horas no ponto aguardando até o coletivo chegar”. Certo dia, Ana Paula descobriu uma novidade, o aplicativo “CittaMobi”, pelo qual ela recebia informações, em tempo real, sobre o horário do ônibus.

“O CittaMobi facilitou bastante a minha vida. Ele calcula, em tempo real, a hora que o ônibus vai chegar, mostra os veículos que estão próximos a mim e todo o trajeto que ele vai fazer”, contou.

Conhecendo o horário em que o ônibus iria passar, Ana Paula decidiu não perder mais tempo esperando. Ao invés de ficar no ponto, ela resolveu aguardar em áreas públicas, como praças e outros pontos da cidade, que contam com o programa “JF+Digital”, que disponibiliza internet sem fio gratuita. “Além de acessar as minhas redes sociais, assistir vídeos e novelas, consigo ficar atenta ao CittaMobi para não perder o ônibus”, lembrou.

Por essas e outras iniciativas, como o Colab’, o ‘Descarte-me’, que Juiz de Fora aparece no primeiro lugar do “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”. O levantamento foi realizado pela Teleco, que colocou o município à frente de cidades importantes, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo. Um verdadeiro presente de aniversário, como definiu o prefeito Antônio Almas (PSDB), para comemorar os 168 anos da “Manchester Mineira”.

O CittaMobi, citado por Ana Paula, foi uma das ferramentas que ajudaram Juiz de Fora a alcançar a conquista. Ele integra o sistema de transporte (Cittati) e recebe cerca de 719 mil acessos mensais. Em fevereiro, quando o levantamento mais recente foi feito, 718.532 pessoas utilizaram, de acordo com o supervisor de monitoramento e controle do transporte da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Luciano Braida. Segundo ele, além de comodidade, o aplicativo permitiu maior comunicação com o usuário.

“O CittaMobi trouxe dois ganhos. O primeiro é que eu consigo comunicar com o usuário, diferente do que era antes. Até então, ele tinha acesso a um quadro de horários fixo, que os ônibus também seguiam. Quando se tinha problemas no trânsito, o usuário não sabia se o veículo iria ou não atrasar. A informação não chegava em tempo real. Hoje, com o aplicativo, ele consegue ver a que horas o veículo vai passar, se existe algum empecilho, isso traz uma comodidade muita grande para ele. O outro ponto é que, na própria ferramenta, o usuário pode registrar um elogio ou reclamação, que a Settra tem uma pessoa que analisa a demanda e faz o melhor tratamento dela”, explicou.

Pontos de Wi-Fi livre possibilitam utilização de outros aplicativos da Prefeitura. FOTO: Rafaela Frutuoso

Alguns recursos foram aprimorados para melhorar a usabilidade do CittaMobi. “O aplicativo também trouxe novidades. Ele tem um serviço de roteirizarão. Você adiciona um ponto de início e fim, e são apresentadas as opções de ônibus que passam por aquele local, qual é a melhor rota, onde vai descer, são informações que, para o usuário que está indo para um bairro desconhecido, ajudam. São informações que ajudam o usuário que vai para um bairro desconhecido. Vale lembrar, que a ferramenta utiliza recursos de acessibilidade, visando o deficiente visual”, destacou.

O CittaMobi pode ser encontrado na internet e está disponível no Google Play e Apple Store.

CRÍTICAS OU AJUDA AO PODER PÚBLICO

A parceria firmada entre o aplicativo “Colab” e Prefeitura, em 2015, transformou a plataforma em um dos canais oficiais, que favorece a comunicação do cidadão com a gestão municipal. Juiz de Fora se tornou, então, a primeira cidade mineira a utilizar a ferramenta, criada em 2013 e direcionada para sanar questões urbanas. Segundo a Prefeitura, a plataforma tem cerca de 3.000 usuários ativos cadastrados. Em mais de dois anos, foram 5.000 mil solicitações recebidas, sendo que, 70% delas tiveram respostas positivas.

“Sob o ponto de vista organizacional administrativo ou pela participação popular, essa porcentagem é muito significativa para o município. A Prefeitura não tem condições de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. A Administração conta com essa parceria com o cidadão, que aponta problemas, que às vezes, dentro do cenário vivenciado pela cidade, pode parecer pequeno, mas é o que incomoda o dia a dia da população. Temos percebido que o cidadão está mais consciente. Ele não exige uma obra grande, pois sabe das dificuldades enfrentadas pelo país, mas quer a solução dos problemas que fazem parte da sua rotina. A partir do momento em que ele encontra isso na palma da mão, sabe que poderá acionar o poder público e vai receber o retorno sobre sua demanda, torna o processo muito mais democrático e saudável”, disse o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes.

Conforme o secretário, as principais demandas do serviço no período são o estacionamento irregular, pavimentação, buracos no asfalto, mato alto e a coleta de lixo. “Nem sempre as solicitações do cidadão são de ações que a Prefeitura deixou de fazer. Costuma ser sobre a fiscalização de um vizinho, que está agindo de forma prejudicial a ele ou de um estabelecimento. Fato é que isso propicia aproximação com poder público, possibilitando que a gente possa, através do mapeamento dessas solicitações, definir políticas públicas para atender a ele. A interação é um facilitador na tomada de decisões”, ressaltou ele, acrescentando. “Pode ser que a demanda não seja atendida, mais somente o fato de explicar aos usuários os motivos que impedem a execução, já deixa eles satisfeitos. Dentro de cada secretaria tem alguém que responde o Colab. A partir do momento em que ele fotografa a situação e envia no aplicativo, é gerado número de protocolo para ele acompanhar a demanda e a pasta dá o retorno, que chega a mais de 70% de sucesso”, completou.

Guedes lembrou que o aplicativo foi um importante aliado até mesmo no período de greve dos caminhoneiros. Para que os cidadãos pudessem denunciar práticas abusivas na relação de consumo de combustível, foi criada uma aba exclusiva na ferramenta, que possibilita a troca de informações com a Administração. “Já imaginávamos que ia ‘chover’ reclamações sobre preço abusivo do produto e precisávamos identificar um canal, que facilitasse o acesso do cidadão. A partir das demandas recebidas, o Procon terá condições de avaliar”, explicou.

O Colab pode ser encontrado na internet e está disponível no Google Play e Apple Store.

Em funcionamento desde 2015, o programa “JF+Digital” oferece, em 11 locais, internet sem fio, de forma totalmente gratuita. Foto: Rafaela Frutuoso

DEMOCRATIZAR O ACESSO À INTERNET’

Em funcionamento desde 2015, o programa “JF+Digital” oferece, em 11 locais, internet sem fio, de forma gratuita. O projeto conta com 159.389 usuários cadastrados. São 4.700 novos usuários por mês e 340 mil dispositivos diferentes conectados. Conforme titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Argemiro Tavares Júnior, a iniciativa prioriza a democratização da internet e a ocupação dos espaços públicos.

“O plano de dados ainda é um pouco caro no país. Desde o início, pretendíamos oferecer o serviço para a população e ocupar esses espaços púbicos, estimulando a convivência entre as pessoas. A disponibilidade da internet seria benéfica, que facilitaria o acesso das pessoas a outros serviços tecnológicos oferecidos pela Prefeitura, como o CittaMobi. E foi isso que aconteceu”, destacou.

O sucesso do programa mobilizou a Prefeitura a lançar chamamento público para expandir o serviço para novos 115 pontos públicos, que inclui praças e pontos de ônibus em toda a cidade. Atualmente, a virtual Telecom é a empresa que opera o serviço. “Tem novas empresas entrando no mercado. Começamos a fazer novos contatos para verificar se elas têm interesse em atuar nesses locais, para que possamos realizar chamamentos pontuais, diante da resposta”.

As informações sobre o JF+Digital podem ser acessadas pelo link (www.jfmaisdigital.com.br).

 

LIXO NA HORA CERTA

O “Descarte.me” é outro aplicativo que foi lançado com objetivo de facilitar a vida do cidadão. A ferramenta monitora o serviço de coleta de lixo e fornece informações sobre as rotas dos caminhões. Foi implantado após a Prefeitura ampliar a coleta de lixo noturna na cidade. “O intuito é avisar aos residentes quando o caminhão irá passar pela rua, a fim evitar que os resíduos fiquem muito tempo nas calçadas, ocasionando mau cheiro e problemas de saúde pública”, explicou Michael Guedes. “Era preciso encontrar uma maneira de comunicar melhor com o cidadão. Ele colocava o lixo do lado para coleta em dias que ela não era feita. Na época de dengue, o lixo se espalha, acumula e a gente tem mais foco do mosquito. Como estávamos alterando horário de coleta em boa parte da cidade, isso era mais importante e urgente. O Descarte.me proporcionou organização desse processo, gerando engajamento com o cidadão”, afirmou.

O Descarte.me pode ser encontrado na internet e está disponível no Google Play. Informações sobre aplicativos da Prefeitura no endereço (www.pjf.mg.gov.br/espaco_cidadao/aplicativos/index.php).

 




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