Greve dos caminhoneiros afeta serviços públicos em cidades da região

Neste sábado, 26, a greve dos caminhoneiros entra no seu sexto dia e cidades da região já vem sentindo os efeitos do desabastecimento de bens e da escassez de combustíveis provocados pela paralisação.

Em Muriaé (a cerca de 158Km de Juiz de Fora), a prefeitura declarou Situação de Emergência nessa sexta-feira, 25. De acordo com informações divulgadas no site oficial do município, o decreto assinado pelo prefeito Grego “torna prioritário o atendimento às atividades de saúde, de abastecimento de água e de limpeza urbana em detrimento a todas as demais”.

A medida, que tem validade até que a questão seja normalizada, também autoriza a administração pública a adquirir itens necessários para amparar situações emergenciais relativas à prestação dos três serviços, classificados como essenciais.

Assim, na saúde, os serviços emergenciais de transporte permanecerão ativos enquanto durar o combustível dos veículos; as demais atividades que incluam transporte estão suspensas. No tangente aos serviços de abastecimento de água, o decreto prevê que estão incluídos nas prioridades os reparos emergenciais e que os mesmos serão realizados dentro das possibilidades.

Já no tangente à coleta de lixo, a Prefeitura de Muriaé esclarece que a mesma acontecerá de acordo com a escala divulgada na última quinta-feira, 24: bairros que recebiam o serviço três vezes por semana passam a recebê-lo duas vezes e os locais em que a coleta acontecia diariamente passam a receber o serviço três dias por semana.

Já em Barbacena (a cerca de 96Km de JF), a falta de combustíveis motivou o cancelamento das aulas na rede municipal de ensino a partir de segunda-feira, 28. Em comunicado publicado no site oficial do município, a Prefeitura esclarece que as atividades serão retomadas assim que a situação se regularizar.

Os serviços de coleta de lixo do município também sofreram alterações e estão suspensos desde ontem, 25. A coleta volta a ser realizada na terça-feira, 29, mas o serviço pode ficar suspenso por tempo indeterminado caso a situação não se normaliza até a próxima quarta-feira, 31.

Em Cataguases (a aproximadamente 118Km de Juiz de Fora), foram definidas prioridades em diversos setores da administração pública para os próximos dias. As ações foram discutidas durante reunião do chefe do executivo municipal com secretários e vereadores.

Conforme informações divulgadas no site da Prefeitura de Cataguases, definiu-se, dentre outras coisas, que o transporte de pacientes que necessitam de tratamentos de urgência, oncológico e de hemodiálise são prioridades; que as aulas estarão paralisadas na próxima segunda-feira, 28, mesmo que o fluxo das estradas volte à normalidade, e que o serviço de coleta de lixo vai ocorrer normalmente.

Com relação ao abastecimento de água, a prefeitura esclarece que a empresa responsável pelo serviço comunicou que possui quantidade de produto suficiente para abastecer o município durante as próximas semanas.

Também haverá redução da frota de ônibus no município, a partir das 13h deste sábado, 26. Um ofício foi encaminhado pela Prefeitura de Cataguases às empresas do setor de transporte urbano, solicitando o detalhamento da programação.

 

Da redação/Com informações das assessorias




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.