A campanha de vacinação contra gripe chega à sua reta final nesta semana, entretanto, a meta de vacinação ainda não foi alcançada na cidade. A campanha teve início no dia 23 de abril e finaliza na próxima quarta-feira, 30, levando em conta que no dia 31 será feriado e no dia 1º será ponto facultativo no município.
A Secretaria de Saúde ressalta, porém, que devido os impactos da greve dos caminhoneiros, na próxima segunda-feira, 28, não ocorrerá vacinação, pois a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) suspendeu todas suas atividades. De acordo com o desenrolar da crise, na próxima segunda-feira, 28, a PJF também decidirá se suspenderá ou não as atividades durante a próxima semana. Assim, vale ressaltar a população que fique atenta às informações lançadas pela PJF em seu portal de notícias e acompanhe os meios de comunicação da cidade a fim de acompanhar possíveis mudanças no calendário de vacinação.
Marcilene Costa, supervisora do Setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental destacou o alcance da campanha até o momento. “Faltando menos de uma semana para finalizar a campanha nós estamos com quase 70% do público-alvo vacinado, ou seja, 89.072 pessoas até o momento imunizadas”, explicou ela.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, que compreende, em Juiz de Fora, 112.935 pessoas. Marcilene acredita que na próxima semana, se houver funcionamento das atividades, o mesmo deverá ser grande. “A gente imagina que como os brasileiros deixam tudo para última hora, na semana que vem teremos uma corrida nas unidades de saúde, ainda mais se levarmos em conta que até o momento o Ministério da Saúde não se manifestou em relação a uma possível prorrogação da campanha”, informou.
O público-alvo da campanha de vacinação é composto por crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), trabalhadores da área de saúde, idosos, doentes crônicos – dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde, e com receita médica – e professores das redes pública e privada.
Em Juiz de Fora, desses grupos, o das crianças é o que está com menor cobertura, em torno com 44 %. Já o dos idosos é o que está mais próximo da meta, com 80%. Vale reforçar que até o momento nenhum grupo teve a meta de vacinação alcançada.
A supervisora reforçou a importância das vacinas. “A gente abre um chamado para os responsáveis e demais grupos procurem as unidades, para serem imunizados o quanto antes. Os dias estão cada vez mais frios, estamos em períodos de dias muitos secos, então é mais fácil a propagação do vírus.”
Todas as unidades de saúde já foram abastecidas com as doses de vacina recebidas, logo não deverão faltar durante a semana que vem.
As vacinas estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS), das 8h30 às 10h30 e 13h às 16h30; no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, térreo, de 8h as 16h30; e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DCSA), na Rua São Sebastião, 772, Centro, e do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro, quase esquina com Avenida Itamar Franco.