O governo federal lançou nessa quarta-feira, 23, a nova plataforma de serviços digitais. O portal de serviços (www.servicos.gov.br) reúne 1.600 serviços diferentes de várias áreas do Estado. A ideia é desburocratizar uma série de serviços que antes exigiam que o cidadão fosse a alguma repartição pública para tirar um documento ou dar entrada em algum pedido.
Dentre os serviços oferecidos estão solicitação de salário-maternidade, de Carteira de Trabalho e de aposentadoria por idade. O governo visa também a redução de custos com os serviços digitais. De acordo com o Ministério do Planejamento, os custos para o cidadão podem ser reduzidos em até 90%, medidos em tempo utilizado, pagamento de taxas e deslocamentos. Segundo a pasta, a economia para os usuários desses serviços pode chegar a R$ 144 milhões anuais.
As novidades anunciadas nesta terça-feira compõem o Programa Brasil Eficiente, lançado em março do ano passado. O governo quer desburocratizar o atendimento ao cidadão e às empresas, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios no país.
“Queremos que o brasileiro veja que o Estado está mais ágil e mais eficiente. Se o cidadão precisa de uma informação, um documento, é obrigação do governo facilitar ao máximo. As iniciativas que estamos lançando vieram para desburocratizar”, disse o presidente Michel Temer no lançamento da plataforma.
Identidade digital
Nesta terça-feira, foi lançada também a Documento Nacional de Identificação (DNI). Trata-se de um documento digital que reúne informações da identidade, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Habilitação. A DNI será usada, a título de projeto-piloto, no Paraná. “Já nesta eleição, os eleitores do Paraná poderão utilizar o DNI para votar, sem precisar de qualquer outro documento”, disse o ministro do Planejamento, Esteves Colnago.
Fonte: Agência Brasil