A equipe da Delegacia Especializada de Homicídios (DEH), liderada pelo delegado Rodrigo Rolli, iniciou nessa segunda-feira, 14, a apuração da morte de um bebê de dois anos que foi atingido por uma bala perdida no bairro Santa Cândida, zona Leste, no final da tarde desse domingo, 13.
“Em menos de 24 horas, temos a possível identidade do segundo autor [condutor da motocicleta] e, em tese, está esclarecida a motivação do crime”, afirmou o delegado. Entre as pessoas que deram depoimento está o jovem de 24 anos, alvo dos disparos, que foi atingido por um tiro no pé esquerdo. “Ele foi ouvido no Hospital de Pronto Socorro (HPS) nessa segunda. A vítima contou que a origem do crime seria uma desavença entre ela e o autor dos disparos que já existe há cerca de três meses devido a uma briga entre eles em um baile funk no município de Matias Barbosa. Após a briga, tiveram outras tentativas contra a vida dele, inclusive, há duas semanas, o autor invadiu a residência da vítima a fim de executá-la, mas não teve êxito porque ela não estava no imóvel”, narrou o delegado.
O autor dos disparos é um jovem de 21 anos, residente do bairro Vila Olavo Costa, zona Sudeste, e foi preso em flagrante na noite de domingo. “A Polícia Militar (PM) efetuou a prisão dele no domingo e ele é conhecido no meio policial, só na Delegacia de Homicídios possui vários inquéritos como autor e vítima”, disse Rolli. “Depois da prisão, ele permaneceu calado, direito garantido constitucionalmente, mas iremos buscá-lo no sistema prisional nesta terça-feira, 15, para tentar ouvi-lo”, acrescentou.
O CRIME
Conforme o registro da ocorrência, populares relataram à PM que o jovem de 24 anos estava em via pública, na Rua Pedro Paulo Vieira, quando dois homens passaram em uma motocicleta e efetuaram vários tiros em sua direção. “Ele no momento da fuga, correndo pela rua, colocou as outras duas vítimas, mãe e filho, na frente dos disparos e invadiu uma residência. Um tiro acertou de raspão a mãe e outro atingiu a região abdominal do bebê, que veio a óbito”, esclareceu Roli sobre o crime.
O menino recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Dr. João Felício e foi removido para o HPS com auxílio de escolta policial, mas não resistiu ao ferimento provocado pelo disparo de arma de fogo, que atingiu seu abdômen e causou várias lesões internas.
A mãe, uma jovem de 21 anos, foi atingida no antebraço, foi socorrida até o Hospital João Felício, mas recusou-se a permanecer na unidade e deixou o hospital no mesmo dia. Ela relatou que, durante o crime, estava sentada na calçada da rua, com o filho no colo, quando o rapaz de 24 anos a empurrou na direção dos autores, momento no qual foi atingida.
A PRISÃO
Quando os policiais compareceram ao local, as três vítimas já haviam sido socorridas por populares. No hospital, o rapaz, alvo dos tiros, confirmou os relatos e informou que o autor dos disparos seria o rapaz de 21 anos, conhecido no bairro Vila Olavo Costa.
Após consulta ao sistema, os militares levantaram o endereço do suspeito e tiveram êxito em abordá-lo. O autor teria resistido à abordagem, mas foi detido pelos policiais. O rapaz negou participação no crime. Durante buscas em sua residência os militares localizaram dois rádios comunicadores, uma base de carregador, um capacete de motociclista e uma jaqueta camuflada.
Os próximos passos da investigação serão, conforme o delegado, ouvir as demais testemunhas, reunir os laudos e encaminhar o caso a Justiça até a próxima sexta-feira, 18.
Ainda de acordo com informações do registro da ocorrência, as vestimentas encontradas na casa do suspeito batiam com as descritas pelo jovem que foi alvo dos tiros.