Chuvas abaixo da média marcam início do período chuvoso 2025-2026 em Juiz de Fora

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o início do período chuvoso de  2025-2026 em Juiz de Fora foi marcado por chuvas abaixo da média histórica. Assim como Outubro, que choveu  97,08% do volume esperado para o período, o mês de Novembro que historicamente apresenta altos volumes pluviométricos, registrou índices abaixo da média climatológica de 236,20 mm de chuva.  O maior acumulado do mês ocorreu no bairro Spinaville, com 163,56 mm, cerca de 69% do esperado. Outros pontos, como Distrito Industrial, Marumbi, Ipiranga e Graminha, também ficaram abaixo da média, reforçando o cenário de menor intensidade de chuvas.

O mês fechou com 119 vistorias ao todo, número que representa queda superior a 50% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 249 ações. Do total, 34 atendimentos foram motivados por solicitações diretas da população, principalmente por trincas em paredes, escorregamentos de talude e alagamentos. A maior parte das vistorias, porém, teve caráter preventivo: 85 ocorrências foram realizadas de forma antecipada para reduzir riscos e monitorar áreas de risco.

Outras ações em novembro

Além das vistorias, a Defesa Civil ampliou sua atuação em outras frentes. A equipe coordenou a 2ª reunião do Plano de Contingência do Período Chuvoso 2025-2026, o plano estabelece procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a diversos cenários de desastres, como deslizamentos, inundações, alagamentos, vendavais, queda de granizo, entre outros.

O órgão também participou de encontros comunitários, como a reunião itinerante com voluntários do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), do bairro Linhares. O Serviço Social da Defesa Civil realizou cerca de 93 atendimentos e acompanhamentos.

No mês de novembro, o programa “Defesa Civil nas Escolas” alcançou mais de mil alunos em escolas das redes estadual e municipal. A iniciativa visa introduzir assuntos relacionados à proteção e defesa civil nas salas de aula, por meio de palestras e oficinas didáticas, com ênfase na percepção de riscos e prevenção a desastres. Professores(as) e diretores(as) das escolas interessadas em receber as palestras podem se inscrever via formulário online.

A Defesa Civil ressalta a importância de se cadastrar no sistema de emissão de alertas meteorológicos. O serviço é gratuito, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. A Defesa Civil atingiu a marca de 46.048 cadastros do serviço de alerta de SMS, o que corresponde a 8,09% da população do município. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram @defesaciviljf. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199. A equipe trabalha 24 horas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.