Nova placa de identificação veicular já está em vigor em Minas Gerais

A nova Placa de Identificação Veicular (PIV), já está em vigor no estado de Minas Gerais. O novo padrão começou a ser implantado pela Polícia Civil nessa segunda-feira (17). A medida atende a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a adoção do modelo será obrigatória no primeiro emplacamento.

Os motoristas de Minas Gerais que possuem veículos com o modelo antigo do emplacamento, podem continuar circulando com este padrão, no entanto será exigida a mudança para o novo modelo, caso houver transferência de estado ou município, mudança de categoria, perda, furto, roubo ou dano à identificação antiga.

Para adquirir a nova placa, os proprietários de seus respectivos veículos, devem pedir autorização ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Com a permissão em mãos, o consumidor pode ir até à estampadora credenciada.

O processo da compra será feita com biometria do consumidor e a foto do recebedor do material, visando segurança ao processo. Os valores cobrados serão estabelecidos pelas empresas credenciadas, no entanto com fiscalização do Detran-MG.

 

 

O que muda na nova placa

Diferente dos modelos antigos, a nova placa possui fundo branco com uma faixa azul na parte superior, contendo o logotipo do Mercosul, a palavra Brasil e a bandeira do país.

Na nova PIV, o que vai diferenciar a categoria do veículo é a cor da fonte: preta para veículos particulares, vermelha para veículos comerciais, azul para veículos oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os veículos diplomáticos e prateado para os veículos de coleção.

A sequência alfanumérica também mudou. O modelo anterior apresentava três letras e quatro números (LLL NNNN), as novas PIV possuem quatro letras e três números (LLL NLNN). O novo padrão permite mais de 450 milhões de combinações alfanuméricas, o que soluciona a escassez de combinações de letras e números das placas antigas, que acabariam em poucos anos.

 

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.