Secretaria de Saúde realiza “Dia D de Vacinação Contra o Sarampo” neste sábado

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizará neste sábado (15), o “Dia D de Vacinação Contra o Sarampo”, em 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA) e no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal até 13 de março. Esta etapa é destinada para crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. 

A programação segue o plano estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) e a campanha é destinada ao público-alvo, que não recebeu das duas doses da vacina tríplice viral. Durante a programação deste sábado, todas as salas de vacinação estarão disponíveis para conferir e atualizar os cartões de vacina.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mendetta, explica que o objetivo da campanha é sensibilizar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar contra o Sarampo:

 

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa com a doença contaminar mais 18 indivíduos, e letalidade, principalmente em crianças. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos e levar suas crianças para vacinar. Também, nesse momento, os gestores estaduais e municipais de saúde devem unir forças para deixar o Brasil novamente livre da circulação do sarampo”, destacou.

 

As duas primeiras etapas da campanha nacional de vacinação foram feitas no ano de 2019. De acordo com o Ministério da Saúde, haverá outras duas etapas de mobilização nacional em 2020: de junho a agosto, para reforço do público de 20 a 29 anos de idade, mais suscetíveis ao sarampo; e em agosto para a população de 30 a 59 anos de idade.

 

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.