Laboratório do HPS é premiado pela terceira vez com certificado de excelência

A excelência do Laboratório do Hospital “Dr. Mozart Geraldo Teixeira” (HPS) foi, mais uma vez, reconhecida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), um dos dois órgãos nacionais responsáveis pela avaliação anual. O outro é o Controllab. Todos os laboratórios públicos e privados do país têm que se inscrever em um dos órgãos de controle. Para obter o certificado, a unidade precisa alcançar índice de acerto superior a 90%.

Esta é a terceira vez que o laboratório do HPS é premiado. O selo foi também conquistado em 2016 e 2018. A unidade atende pacientes internados e em urgência e emergência no próprio hospital, na Regional Leste, no Pronto Atendimento Infantil (PAI), np Departamento de Internação Domiciliar (DID) e no Controle de Risco Biológico (Parbos). A média de atendimento mensal é de 35 mil exames de sangue e urina.

O PNCQ envia mensalmente ao HPS amostras com valores desconhecidos. Os exames são realizados pelo laboratório e os resultados analisados pelo programa do órgão. O elevado padrão de qualidade só é reconhecido se for alcançado mais de 90% de acerto em todos os meses.

A responsável técnica pelo laboratório, Joelma de Souza Coimbra Ishzz, considerou a conquista como sendo de toda a equipe de trabalho, integrada por nove farmacêuticos, 11 técnicos de laboratório, um servidor administrativo, um agente de atendimento, um técnico de enfermagem, uma auxiliar de serviços gerais e da direção do hospital e gestão da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.