Operação “Guarda Comunitária” completa oito meses de trabalho

A Guarda Municipal (GM) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) tem trabalhado de forma intensa desde fevereiro, nos monitoramentos diários no Parque Halfeld. A operação “Guarda Comunitária” tem o objetivo de coibir a prática de atos ilícitos e proporcionar melhores condições de uso do espaço público para o cidadão. A operação completou 8 meses de atividade e até o momento foram 92 registros de diferentes situações no local. Ao todo, 42 casos foram conduzidos à delegacia, sendo que 25 ocorrências estão relacionadas à drogas, com 19 flagrantes de tráfico e 6 de uso e consumo de entorpecentes. Outras envolvem tentativa de homicídio, brigas, distúrbios mentais, prestação de socorro, localização de arma branca e houve até episódio de preparo de fogueira para realização de churrasco no local.
Segundo um levantamento da seção de inteligência da Guarda Municipal, há uma tendência de concentração das ocorrências entre 12 e 17h:00, período de maior locomoção de pessoas na região central da cidade. Os picos de registros aconteceram nos horários das 14 e 16h:00, quando foram registradas 29 ocorrências no total. O turno da tarde tem um acumulado de 56 registros, o que representa 60,8% de todos os documentos confeccionados pelas equipes do Parque Halfeld.
O entorno do Parque Halfeld também é atendido, como a Rua Gilberto de Alencar, localizada atrás da Igreja São Sebastião, ponto de atuação da Guarda Municipal (GM) devido ao fluxo de usuários de drogas no local. Da mesma forma, outras modalidades de atendimento à população são realizadas na atividade no posto.
A operação “Guarda Comunitária” faz parte de um pacote de medidas elaborado pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o objetivo de reformular e fortalecer o modo de atuação da Guarda Municipal (GM). As equipes também realizam análise de segurança do ambiente, observando situações que possam contribuir para um cenário de insegurança.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.