23 toneladas de lixo são retiradas dos bairros Linhares e Vitorino Braga

A Defesa Civil realizou trabalho preventivo no Bairro Linhares, região leste, nesta terça-feira, 8, com distribuição de panfletos e limpeza do Córrego Yung.A ação aconteceu em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e faz parte da programação da “2ª Semana da Defesa Civil”.

Conforme a informações, o local foi escolhido por ter sido um dos mais atingidos pela enchente, de grandes proporções, no Natal de 2018. Esta é a segunda limpeza realizada este ano na área, e, até o momento, foram retiradas três toneladas de lixo, como mangueiras, poltronas, fraldas, garrafas pet, colchão, sofá, sapatos e animais mortos. O trabalho, que inclui o roçado do mato nas margens do córrego, tem previsão de terminar na próxima semana.

Já durante a tarde, a ação se concentrou na Praça Teotônio Vilela, no Bairro Vitorino Braga, onde também foi realizada panfletagem e limpeza do espaço. O local está passando por série de intervenções, promovidas pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), em parceria com o Demlurb e a Secretaria de Obras, a fim de incentivar o uso adequado da área.

Nesta terça foram retiradas 20 toneladas de lixo e entulho, com o auxílio de 30 servidores do Demlurb, quatro caminhões e uma retroescavadeira. Só este ano, equipes de limpeza já atuaram outras nove vezes na praça, recolhendo cerca de 140 toneladas dos mais diversos lixos, como pedaços de madeiras e móveis, restos de obras e pneus, entre outros. Só no primeiro semestre de 2019 foram gastos R$ 1,5 milhão com limpeza de bota-fora irregular. “É muito triste vermos o dinheiro público sendo gasto com algo que nada mais é do que a falta de conscientização de algumas pessoas. Por isso, temos batido tanto na tecla da prevenção e da educação como formas de transformar a cidade que vivemos”, afirmou o subsecretário do órgão, Jefferson Rodrigues, através da assessoria.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.