Guarda Municipal ensina usuários do Centro Pop como fazer sabão ecológico

Uma nova oficina relacionará reciclagem, produção ecológica e geração de renda para os usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O trabalho faz parte das atividades de cidadania, desenvolvidas pela Guarda Municipal (GM), e os participantes aprenderão todo o processo de fabricação caseira de sabão, a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha. A oficina acontecerá na próxima terça-feira, 27, às 14 horas, no Centro Pop, na Rua Professor Oswaldo Veloso, 190, Centro.

Cada litro de óleo é capaz de inutilizar 20 mil litros de água. Nesse sentido, a fabricação caseira do sabão diminui o impacto ambiental causado pela destinação incorreta do óleo usado na natureza. Por outro lado, ainda pode ser potencial fonte de renda: “A intenção da Guarda, ao levar a oficina ao público, é contribuir com ações ecologicamente corretas, bem como oferecer novas perspectivas de ocupação produtiva a pessoas com menos oportunidades”, explicou a GM Roberta Mokdeci, técnica em reciclagem de materiais, responsável pela oficina.

Durante a atividade, noções de ecologia, saponificação de produtos, cooperativismo e empreendedorismo serão repassadas aos participantes. “O sabão ecológico é feito a partir da mistura do óleo de cozinha, com hidróxido de sódio (NaOH). Da reação química de saponificação ocorrida entre esses materiais resulta uma barra de sabão ecológica e muito eficiente para a limpeza geral”, acrescentou Mockdeci.

Fonte: PJF

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.