O poder da Palavra Afeta a Saúde

O poder da palavra afeta a saúde

Quando certas palavras são captadas pelos ouvidos e pelos olhos, através da leitura, por certo o cérebro emite ondas equivalentes a elas, que são transmitidas pelo sistema nervoso involuntário e automático, provocando alterações nas funções dos órgãos internos, bem como transformações qualitativas e quantitativas nas dosagens hormonais do corpo. Se estas mudanças causarem um desequilíbrio das funções fisiológicas, poderão contribuir para o surgimento de doenças. Pela experiência de Pavlov, constatou-se que, quando se oferece aos cães o seu alimento preferido, seus órgãos digestivos segregam excelente suco gástrico. Porém, se nesse preciso instante lhes for colocado à frente um macaco, o animal que mais detestam, a secreção de suco gástrico cessa imediatamente. De forma similar, os pensamentos e sentimentos provocam transformações nos componentes Iíquidos presentes no corpo humano (sangue, saliva, etc.) ora dando origem a doenças, ora contribuindo para a cura delas. Aqueles que já experimentaram nutrir unicamente pensamentos e sentimentos de amor, gratidão e reconciliação, são testemunhas de que as funções fisiológicas são processadas satisfatoriamente, da melhor forma possível.

O que influi na saúde do nosso corpo
Nosso corpo físico é constituído de cerca de quatrocentos trilhões de células, tendo seu movimento regido por algo semelhante à energia elétrica. Essa “energia elétrica” é diretamente influenciada e transformada pelos nossos pensamentos e sentimentos. O fato dessa “energia elétrica” corresponder ao tipo de sentimento e pensamento emitidos, pôde ser evidenciado pelas recentes pesquisas das ondas cerebrais. Tornou-se claro que o movimento das células corporais, se em direção à morbidez ou se em direção à saúde, é determinada pelas ondas elétricas geradas no cérebro pelo pensamento, e que são transmitidas diretamente pelo sistema nervoso, ou enviadas quimicamente, através dos hormônios. Tornou-se claro também que o estímulo no sistema nervoso ou no sistema hormonal nem sempre é gerado por medicamentos ou outros agentes materiais, e que tanto o estímulo mental como o emocional executam um papel muito importante.

Andemos semeando a saúde
Se compreendermos que as palavras alegres, o sorriso, a repreensão, a cara feia, de alguma forma exercem influência espiritual nas pessoas, poderemos concluir que estamos constantemente oferecendo saúde ou enfermidade a elas, através de nossas palavras ou fisionomias. Por esse motivo, se estamos constantemente com a fisionomia iluminada e agradável ou se falamos em tom de voz que cause boa impressão, é como se estivéssemos semeando saúde entre as pessoas. Devemos nos tornar anjos que constantemente andam distribuindo saúde a todo o mundo.
Existem, em muitos lares, pessoas que estão constantemente doentes em consequência de desarmonia ou porque algum membro da família está quase sempre de mau humor. Há sempre registro de muitos casos de pessoas que conseguiram melhorar a saúde de toda a família, ao procurar tratá-Ia sorridentemente e com amabilidade. Quando se procura não enxergar os fenômenos negativos e com sentimentos de reverência se contempla mentalmente a perfeição interior de cada um, é possível se conservar com fisionomia agradável em qualquer momento e causar boa impressão a todos.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.