Museu Ferroviário comemora 16 anos com várias atividades para a população

Na próxima quarta-feira, 21, o Museu Ferroviário de Juiz de Fora completa 16 anos de fundação e aniversário já está sendo comemorado, com a ampliação do atendimento em agosto, todos os sábados, das 10 às 17 horas.

Durante o mês de aniversário do Mudeu, além de visitar o acervo, o público terá acesso a uma série de atividades culturais e recreativas, inteiramente gratuitas. A programação especial, organizada pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) e iniciada nesse sábado, 10, prevê, ao longo do mês, exibição de filmes, oficinas e brincadeiras para a garotada, feira de alimentos e produtos artesanais, piquenique compartilhado e visitas guiadas. A  programação é livre para todos os públicos.

O grupo de dança Remiwl Street Crew fará um aulão aberto, seguido de bate-papo, além de apresentar um espetáculo. Não é preciso fazer inscrição prévia em nenhuma das atividades.

A programação integra a campanha “Todos Juntos, Sempre em Frente”, que tem como objetivo destacar a participação de diversos segmentos sociais na manutenção do equipamento urbano. Além do acervo, que conta a história da ferrovia e seus impactos em Juiz de Fora e região, o Museu Ferroviário é palco para eventos culturais de diferentes segmentos, como teatro, dança, música, cinema, gastronomia e literatura, entre outros.

O complexo oferece salas expositivas e de multimeios, anfiteatro e plataforma, que agregam ações culturais promovidas pela Funalfa e por artistas locais e de outros centros. O equipamento também abriga oficinas culturais, que atendem públicos de diferentes faixas etárias e interesses, estando consolidado como espaço de produção, valorização e irradiação de cultura.

Além do funcionamento excepcional aos sábados, em agosto o Museu Ferroviário é aberto à visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Durante a semana, o acesso pode ser feito pela Avenida Brasil, 2.001, para pedestres e motoristas. Aos sábados, a entrada acontece somente por este enderço. O estacionamento é liberado.

Confira a programação:

  • Dia 17

– 10 às 17 horas – Visitas espontâneas ao acervo

– 11 às 16 horas – Piquenique compartilhado, com brincadeiras, contação de histórias, oficinas, música e exibição de filmes infantis, entre outras atrações

– 15 horas – Visitas guiadas ao acervo

  • Dia 24

– 10 às 17 horas – Visitas espontâneas ao acervo

– 10 às 14 horas – “Encontro de Colecionadores”

– 15 horas – Visitas guiadas ao acervo

  • Dia 31

– 10 às 17 horas – Visitas espontâneas ao acervo

– 11 às 16 horas – “Feira de Alimentos e Artesanato”

– 14 às 16h30 – Aulão aberto + bate-papo + espetáculo do grupo de dança Remiwl Street Crew

– 15 horas – Visitas guiadas ao acervo

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.