Campanha de Vacinação Antirrábica será realizada na Zona Rural na próxima semana

Na próxima segunda-feira, 15, equipes do setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), vão dar início “Campanha de Vacinação Antirrábica 2019” na Zona Rural da cidade.A campanha é realizada como forma de prevenção à doença rábia, conhecida popularmente como raiva. Conforme a pasta, a expectativa é imunizar cerca de seis mil animais, entre cães e gatos.

Os pontos fixos para a vacinação vão ser montados onde há maior concentração da população, como nos postos de saúde, igrejas, centros comunitários e escolas, além de fazendas maiores e mais conhecidas. Além disso, outra equipe cuidará da busca ativa, para garantir que os animais que estejam em locais de difícil acesso também recebam a dose. A vacinação acontecerá até 2 de agosto, sempre de segunda a sexta.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), o setor de zoonoses da SS realiza a vacinação em cães e gatos, em função destes animais serem os principais transmissores da doença para o ser humano. De acordo com o veterinário do Setor de Zoonoses, José Geraldo de Castro Júnior, a vacinação antirrábica animal “representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da raiva”, explica. A vacina não apresenta contraindicação, e é recomendada para cães e gatos a partir de três meses de idade. A raiva é doença causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode levar a óbito após curto período de evolução. Em Juiz de Fora, desde 1998 não há registro da doença entre caninos e felinos.

Ainda de acordo com a SS,a primeira etapa de vacinação na zona urbana está programada para acontecer em 31 de agosto.

 

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.