Bombeiros que atuaram em Brumadinho serão homenageados em São João del-Rei

No dia 05 de julho às 18h o Teatro Municipal será palco de uma sessão solene para homenagear o trabalho do Corpo de Bombeiros frente ao rompimento da barragem de Brumadinho. Realizada pela Câmara Municipal em parceria com a Secretaria de Cultura, a solenidade e a homenagem que encerrarão a semana do Bombeiro foram idealizadas pelo vereador Cabo Zanola, que é Bombeiro Militar, esteve na ativa por 15 anos e conhece de perto os desafios e as dificuldades da profissão, assim como a energia e a atenção que os irmãos de farda empenham a serviço da sociedade.

Além dos Bombeiros Militares da região do 3º Cob, serão homenageados também – pela primeira vez em Minas Gerais – os cães do Pelotão de Busca e Salvamento com Cães (PBUSCA) da mesma região, além de Bombeiros que contribuíram/contribuem de forma significativa para o fortalecimento da Instituição e se destacam no cumprimento de sua missão.

Atuação dos Bombeiros Militares

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar que esteve na cidade de Brumadinho e trabalhou exaustivamente dia e noite conquistou respeito, simpatia e admiração dentro e fora do país com seu exemplo de abnegação. Esses bombeiros fizeram de suas mãos, mergulhadas na lama mortal, um instrumento de paz e de esperança, trabalhando incessantemente a fim de encontrar e resgatar pessoas desconhecidas com a determinação de quem busca pelos próprios familiares.

Um artigo publicado no jornal espanhol El País, propõe que o primeiro prêmio Nobel da Paz brasileiro vá para a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Brumadinho, sob o argumento de que “os bombeiros conseguiram o milagre de unificar por um instante um país quase em guerra. Foram esses bombeiros anônimos, mal pagos, que não hesitaram em arriscar a própria vida para salvar a dos outros, que nos ofereceram um pouco de oxigênio quando começávamos a desconfiar de tudo e de todos”.

Agradecimento

Além da merecida indicação ao Prêmio Nobel, uma das mais prestigiadas premiações do mundo, o brilhante trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais merece também o devido reconhecimento por parte das autoridades locais. Com este objetivo, a iniciativa do também Bombeiro Militar vereador Cabo Zanola homenageará com a Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves, a maior honraria do município, estes homens que lutam bravamente para resgatar vidas.

Fonte: Assessoria

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.