Eleve-se a um Alto Idea

Acredite na essencial bondade de todas as pessoas com as quais você irá deparar durante o dia de hoje. Por mais desagradável que seja o aspecto com que uma pessoa se apresente diante de você, não a odeie nem a despreze. Em vez disso, creia que o aspecto desagradável dessa pessoa é o reflexo de algum pensamento desprezível que você mesmo abriga – ou abrigou no passado em algum cantinho de sua mente –, e examine a si mesmo. E, contemplando com os olhos da mente a Imagem Verdadeira que existe no âmago dessa pessoa, reverencie-o.
Quão grande é a quantidade de jovens que são meros instrumentos de trabalho! Eles não têm um objetivo definido, não têm um ideal. Simplesmente deixam-se arrastar pela tendência da época e pelo curso da economia, e não se empenham em alcançar um objetivo. Muitos jovens estudam apenas para obter um diploma, e não com o objetivo de adquirir conhecimentos. É lamentável essa tendência verificada entre muitos jovens da atualidade. Pelo menos você, leitor, não engrosse a fila de tais jovens! Erga-se resolutamente, e “alce voo” em direção a elevados ideais e objetivos! O Livro dos Jovens ensina que o destino é como um cavalo manhoso que fica a comer capins na beira da estrada e, se não lhe dermos algumas chicotadas, não vai para frente. O ferro torna-se mais resistente à medida que é malhado.
Pessoas que pretendem obter muito sem fazer esforço algum acabam sem conseguir nada. A atitude delas e como a de um ladrão, já que “procuram obter o que querem, sem pagar nada”. Torna-se realmente nosso somente o que conseguimos pagando algum preço. Procurar seguir pelo lado que oferece menos resistência é procurar seguir um caminho que menos possibilidade oferece de trazermos à tona a nossa capacidade latente. Em seu livro O Amor Supera o Castigo, Starr Daily conta que um ex-condenado, o qual voluntariamente permaneceu, na prisão para prestar orientação espiritual aos presidiários, deu-lhe o seguinte conselho: “Faça do empreendimento que lhe parece mais difícil a obra principal de sua vida”. Somente os que praticam constantemente o exercício de levantamento de peso podem desenvolver a força muscular. Do mesmo modo, somente aqueles que enfrentam as dificuldades e trabalham com boa vontade para atingir o objetivo é que conseguem desenvolver a sua força espiritual.
Os jovens devem ter mais autonomia e iniciativa no que diz respeito a seu próprio destino; devem ter a determinação e o poder de execução, que os capacitem a caminhar resolutamente em direção ao objetivo, quando se trata da concretização dos desejos corretos. Quem sabe se essa moça também está apaixonada por você, mas evita demonstrar isso porque você ainda não se declarou? Se esse for o caso, e se a situação continuar inalterada, essa moça acabará desistindo, casará com alguém a quem não ama, e levará uma vida infeliz. Se, depois do casamento, vier a saber que você a amava, ela se lamentará, pensando: “Se ele me amava, por que não me disse isso logo? Se eu soubesse, não teria feito este casamento infeliz…”. Pense nessa eventualidade. E seja mais corajoso, para evitar que essa moça se torne infeliz.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.