Secretaria de Obras retira 30 toneladas de lixo de bocas de lobo

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue com a campanha “Eu cuido de JF – Se é público, também é seu”, da Secretaria de Comunicação Pública (Secom), que tem como objetivo conscientizar a população para o cuidado com o bem público mostrando que os recursos e a mão de obra da PJF podem ser melhores aproveitados.

Nesta semana, a PJF divulgou um dado referente ao acumulo de lixo nas bocas de lobo. De acordo com as informações, a Secretaria de Obras (SO) retira, por semana, 30 toneladas de lixo durante a manutenção das bocas de lobo na cidade.

São embalagens de biscoito, palitos de picolé, garrafas pet de refrigerante ou caixinha de suco, entre outros tipos de matérias retirados durante a limpeza, sendo 90% do lixo proveniente da própria população. Conforme a PJF, no caso das bocas de lobo, são gastas 1h30 limpando uma única caixa, tempo que poderia ser gasto limpando mais equipamentos.

90% do lixo são proveniente da própria população. Foto: Rafaela Frutuoso

Ainda conforme a PJF, um dos fatores de alagamentos na época das chuvas são os lixos jogados nas ruas pela população que entopem as bocas de lobo e obstruem a rede de drenagem impedindo a água de escoar de forma adequada, consequentemente, causando os alagamentos. “O trabalho é em conjunto: a SO faz a limpeza das bocas de lobo e a população não joga lixo no chão e nem coloca o lixo doméstico fora do horário de coleta. Não adianta só a prefeitura limpar. A população precisa se conscientizar que o lixo que ela joga no chão pode causar muitos transtornos”, enfatiza o secretário de Obras, Amaury Couri.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.