Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria Geral da União deflagram “Operação Desvia” em Barbacena

Nesta terça-feira, 21, a Receita Federal (RFB), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagraram a “Operação Desvia” na cidade de Barbacena, Zona da Mata. A ação tem como objetivo combater esquema de desvios de recursos públicos federais na aquisição de equipamento hospitalar com recursos do Programa Fortalecimento do Sistema Único de Saúde na cidade.

A investigação partiu de uma fiscalização realizada pela CGU, durante o 4º Ciclo do Programa de Fiscalização de Entes Federativos, onde foi detectado superfaturamento de R$1.402.106,59 na aquisição de equipamento hospitalar com recursos do Programa Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde), dando início à atuação conjunta. Com isso, cada órgão, RFB, PF e CGU realizou a investigação em sua área de atuação até deflagrarem a Operação Desvia.

De acordo com as informações, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de bloqueio de bens, além de 3 mandados de prisão temporária. A operação conta com a colaboração de 10 servidores da RFB, 10 auditores da CGU, além da equipe da PF, com 65 policiais.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.