Semana Nacional de Museus 2019 começa nesta segunda-feira

A 17ª Semana Nacional de Museus terá início nesta segunda-feira, 13 de maio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades.

O evento cultural, que tem duração até o dia 19 de maio, é promovido pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 deste mês.  Em 2019, o tema apresentado pelo instituto foi “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, que busca promoverum debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Foto: Arquivo / Rafaela Frutuoso

JUIZ DE FORA

Exposições, visitações, palestras, oficinas, contação de história, entre outras atividades, integram a programação dos museus na cidade durante a celebração da 17ª Semana Nacional de Museus.

  • Museu De Arte Murilo Mendes

O Museu De Arte Murilo Mendes (MAMM) participará da Semana dos Museus e funcionará em horários especiais para visitação durante a semana: de segunda à sexta, das 9h às 22 e, no final de semana, das 13h às 18h. Os interessados em participar das oficinas e ações poéticas devem realizar inscrição prévia, pelo e-mail semanamuseusmamm@gmail.com. É necessário escrever no assunto do e-mail o nome da atividade que deseja se inscrever. Para receber o certificado é preciso enviar o nome completo na mensagem. As atividades começam no dia 13 e vão até o dia 19, seguindo a organização.

  • Museu Mariano Procópio

O Museu Mariano Procópio (MAPRO) também participa da semana com diferentes programações variam entre oficinas, palestras e exposição.

  • Museu Ferroviário de Juiz de Fora

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora realizará atividades durante todos os dias da 17ª Semana Nacional de Museus.

  • Memorial Da República Presidente Itamar Franco

O Memorial da República Presidente Itamar Franco realizará atividades durante todos os dias da 17ª Semana Nacional de Museus.

  • Museu Academia CES/JF

De 13 a 19 de maior, o Museu Academia CES/JF realizará visita mediada na exposição de História Natural.

  • Museu Da Força Expedicionária Brasileira

Desde o dia 2 até o dia 31 de maio, o Museu Da Força Expedicionária Brasileira está com a exposição “Algo de novo no front”, que reúne fotografias inéditas sobre a participação brasileira na II Guerra Mundial e a organização da ANVFEB como instrumento de luta pela reintegração e memória.

  • Museu De Malacologia Prof. Maury Pinto De Oliveira

O Museu De Malacologia Prof. Maury Pinto De Oliveira realizará apenas uma atividade. Trata-se de uma palestra no dia 14 de maio – “Trazendo o Mar para Minas Gerais: História do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira – UFJF.”

  • Museu Granbery

Durante toda a 17ªSemana Nacional de Museus, o Museu Granbery estará com uma exposição que busca abordar, através de imagens, produções literárias, artísticas, documentais, aspectos relativos das tradições do Granbery e sua influência no processo educacional, focando o tempo histórico.

  • Museu do Crédito Real

O Museu do Crédito Real realizará, na semana seguinte a 17ª Semana Nacional de Museus, duas atividades,contação de história e palestra, nos dias 20 e 24 de maio respectivamente.

A programação completa pode ser encontrada online através do site do Ibram. O formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave. Como resultado da busca, além da programação definida, há ainda o endereço da instituição assim como os contatos de telefone e e-mail.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.