Jardim Botânico da UFJF é inaugurado

A abertura dos portões do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12. Em um evento realizado durante a manhã restrito à imprensa e convidados, representantes da UFJF falaram sobre o espaço, os desafios e todo trabalho que por trás do Jardim Botânico, que vem sendo idealizado desde 2007.

“A inauguração desse Jardim Botânico mostra esse comprometimento da UFJF em se inserir de forma cada vez mais significativa na nossa cidade, na nossa região. A viabilização desse importante espaço educacional, cientifico e pedagógico, foi muito complexa”, assim iniciou reitor da UFJF, Marcus David, um dos representantes da instituição presentes na cerimônia. O Reitor ainda pontuou que as universidades públicas são constantemente desafiadas a desempenhar inúmeras funções que vão além do ensino e da pesquisa. Uma delas é se manter próxima a comunidade.

David ainda falou sobre vários detalhes, incluindo um dos obstáculos do jardim que é a finalização das obras do teleférico e do trenó de montanha. Os dois equipamentos, bastante aguardados pela população, enfrentam dificuldades para implementação, que são de ordem financeira e judicial. Além disso, ele ainda pontuou a dificuldade de inserir os equipamentos dentro da concepção pedagógica da Universidade. No geral, segundo David, “para que fosse viabilizada a infraestrutura que hoje estamos inaugurando, eu diria para vocês que nós enfrentamos a crise orçamentária com muita criatividade e com muita competência de toda a equipe técnica envolvida. As soluções dadas foram sustentáveis, foram soluções simples e que a equipe de infraestrutura da própria universidade poderia realizar”, disse.

De acordo com o reitor, excluindo as obras referentes ao teleférico e do trenó de montanha, os gastos com o Jardim Botânico ultrapassam R$23 milhões. Ainda segundo ele, seria necessário um investimento de mais de R$15 milhões para finalização das obras pendentes.

Após a cerimonia, a UFJF promoveu uma visita guiada ao espaço para os presentes. Ainda nesta sexta-feira, a partir das 13h, espaço já pode ser visitado pelo público. A entrada é gratuita. O funcionamento será de terça a sexta e aos domingos, das 8h às 17h, com última entrada às 16h30. São permitidas cem visitantes por vez. Segundo a UFJF, não há, no entanto, limite diário.

Com cerca de 82 hectares de extensão, o Jardim Botânico da UFJF está localizado na área da Mata do Krambeck, importante fragmento florestal de Juiz de Fora, na Rua Coronel Almeida Novais, s/n, no Bairro Santa Terezinha. Conforme a universidade, já foram identificadas mais de 500 espécies vegetais, incluindo populações raras ou em extinção. As pessoas que forem visitar o local terão acesso a cerca de 10 hectares da área, incluindo lagos, trilhas, bromeliário, orquidário, galerias de arte e uma casa sustentável, que permite a experiência de uma moradia ecológica.

 

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.