Praça CEU completa quatro anos aberta a novos desafios

Nesta sexta-feira, 15, Juiz de Fora comemora o aniversário do Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel “Adelmir Romualdo de Oliveira” (Praça CEU). Quatro anos depois de ter sido entregue ao público, o espaço, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899 – Benfica, comprovou a importância da estrutura colocada a serviço da comunidade. O local mantém 12 oficinas gratuitas de cultura e esporte, atendendo 1.370 crianças, jovens, adultos e idosos. Referência de cidadania, o equipamento urbano recebe em torno de quatro mil pessoas por semana, entre alunos e frequentadores espontâneos, que utilizam as quadras, pistas, anfiteatro, sala de leituras, parque e academia ao ar livre.

Em sucessivas avaliações, o Governo federal, ao qual a Administração Municipal se associou para este empreendimento, manifesta o reconhecimento pela excelência da gestão da unidade, que é compartilhada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e pela Associação Cultural Arte e Vida (Acav). A Praça CEU de Juiz de Fora está classificada como uma das mais exitosas entre cerca de 150 existentes em todo o país.

Outra parceria fundamental para a implantação e manutenção do equipamento foi firmada com o Ministério da Defesa, por meio da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), responsável pela cessão da Praça Almirante Tamandaré, onde se encontra instalado o Centro de Artes e Esportes Unificados. Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico da zona norte, a Imbel, por meio de sua diretoria, defende a relevância do projeto e sua importância para o bem-estar dos cidadãos juiz-foranos.

O prefeito Antônio Almas também associa a praça ao bem-estar das pessoas, em particular, dos jovens, cujo potencial criativo ele reconhece, e recomenda que seja cada vez mais prestigiado pelo poder público. “Na vigência de seus quatro anos, a Praça CEU tornou-se um dos principais pontos de encontro da zona norte, além de ter contribuído – eis um dado que não pode ser esquecido – para reduzir a incidência de conflitos e criminalidade”.

Conforme o superintendente da Funalfa, Zezinho Mancini, o CEU foi concebido com a certeza de que não estava destinado a ser obra concluída. “Pelo contrário, é um projeto sujeito a permanentes ampliações e adaptações, buscando sempre atender às demandas de uma sociedade cada vez mais consciente da importância da cultura, do esporte e do lazer na construção da cidadania. Nossa praça está e sempre estará aberta a novos desafios”.

Já o coordenador-geral do CEU, André Noronha, destaca a relação horizontal entre a comunidade e os gestores como quesito fundamental para o desempenho do equipamento urbano. “Aqui a comunidade tem participação direta, com assento no Conselho Gestor. O respeito dos usuários é reflexo do pertencimento criado através das mobilizações, que são processos diários”.

Programação

Uma série de atividades foi programada para marcar o aniversário de quatro anos do equipamento urbano. No sábado, 16, o público poderá conferir a “Feira de Artesanato e Brechós”, que acontece das 11 às 19 horas. Vinte e cinco expositores estão confirmados, sendo 17 comerciantes de brechó e oito alunas de artesanato da Praça CEU. Serão oferecidos produtos a partir do R$ 5, tais como, peças de vestuário, objetos de decoração e bijuterias, entre outros.

Também no sábado, será realizado, a partir das 15 horas, um aulão, seguido de roda de capoeira. A atividade terá participação dos alunos de capoeira do espaço, mas é aberta a todos os interessados.

No dia 20, quarta-feira, será inaugurado o mais novo projeto da praça: uma horta comunitária, construída com pneus reciclados. Também como parte das festividades, acontece uma “Manhã Esportiva”, no sábado, 23, a partir das 8 horas, com amistosos de futsal, aulão de zumba e aulão de alongamento. No dia 30, encerrando a programação, será apresentado, às 19 horas, o espetáculo “Além do tempo”, construído de forma coletiva pelos articuladores e alunos da Praça CEU. Todos os eventos têm entrada franca.

 

Fonte: PJF

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.