Especialista orienta sobre a alimentação no verão

O verão chegou e com ele trouxe o calor. Neste período nós suamos mais e, consequentemente, perdemos mais água e sais minerais e por este motivo devemos nos manter ainda mais hidratados. Além disso, a estação mais quente do ano requer um cardápio especial, com alimentos naturais e que garantam também vitaminas e minerais.

Segundo a Nutricionista Bárbara Valle, no verão nós devemos dar preferência a alimentos mais diuréticos. “Água de coco, suco verde, melancia, abacaxi, chuchu e abobrinha, por exemplo. Para quem gosta de pegar um bronzeado nessa época do ano, algumas dicas de alimentos que são ricos em ‘betacaroteno’, como a cenoura, abóbora, mamão”, disse. Ela destaca que é importante sempre estar atendo à hidratação, tomando bastante água, chá e sucos naturais.

De acordo com profissionais, o ideal é fazer uma alimentação saudável sempre de três em três horas. A orientação de Bárbara é “fracionar bastante as refeições, entre 5 a 6 refeições por dia e dando preferência para alimentos mais leves. No verão é comum o mal-estar, queda de pressão e por isso é melhor está sempre se alimentando e se hidratando”, explica. Ela ainda orienta que as pessoas façam trocas saudáveis, substituindo alimentos gordurosos, como fritura, por exemplo. “Optar pela comida feita na hora, alimentos bem cozidos e bem passados. Evitar alimentos gordurosos porque como o verão é uma época muito quente isso pode acabar fazendo com a pessoa passe mal. Evitar alimentos a base de leite, ovos, frituras. Outra orientação é evitar molhos caseiros, como a maionese caseira”, disse. Ela orienta que as pessoas deem preferência para saladas e alimentos mais frescos. “Quanto a alimentos crus, a pessoa deve ficar atenta ao estabelecimento para saber se o mesmo cumpre com as regras”, disse.

A Nutricionista orienta que as pessoas deem preferência para saladas e alimentos mais frescos. Foto: Rafaela Frutuoso

O verão, além de marcado pelo calor, é também o período de férias e muitos pais e responsáveis precisam pensar não só na diversão dos filhos, mas também na alimentação. “Os pais ou responsáveis devem estar atentosà hidratação das crianças. Eles podem fazer saladas coloridas e saladas de frutas. Evitar o consumo de refrigerantes, podendo substituir por sucos naturais ou água de coco”, indica a nutricionista.

Quem gosta de bebida alcoólica acaba bebendo mais nesta estação. O álcool traz, como uma das consequências, a desidratação do nosso organismo, sendo assim a orientação de Bárbara é clara:“sempre beber água enquanto estiver consumindo bebida alcoólica”, conclui. No dia seguinte, optar por uma alimentação mais rica emalimentos que vão auxiliar na desintoxicação e ajudar a limpar o organismo.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.