Startups: Entenda porque a nova ordem de empresas movidas por inovações geram profissionais ideais para sua empresa

Luís Otávio.jpg

As empresas que vão assumir a ponta como as principais empresas do mundo dos próximos anos, muito provavelmente, são startups que estão começando agora. Engana-se quem pensa que essa dinâmica é devida somente aos grandes negócios e às possibilidades que a internet proporciona.

Na verdade, todo o modelo de gestão de uma startup traz elementos de inovação, de formação de equipe e de escalabilidade que deveríamos aplicar em todas as organizações. Neste artigo, separei cinco pontos cruciais que mostram porque estes profissionais são a cara das equipes que precisamos formar no futuro:

 

1) Equipe alinhada com uma causa

Toda startup tem uma razão de ser grandiosa. Se você pensa que seu negócio precisa existir para gerar dinheiro, essa resposta não está correta. A pergunta que deve ser feita é o que a sua empresa entrega para fazer do mundo um lugar melhor? O que perderíamos se ela simplesmente não existisse?

Quando o trabalho é uma paixão, fica muito mais fácil engajar e reter os talentos da nova geração. O trabalho é mais do que uma fonte de renda. É uma fonte de significado.

 

2) Seja Orientado a Dados

Com a quantidade de dados que deixamos voluntariamente na internet, seria um grande desperdício não tentar aprender com eles, não tomar decisões inteligentes. Ao contrário do que muitos pensam, startups não são somente ambientes descolados, roupas bacanas e horário flexível aos colaboradores. A maioria dessas empresas são focadas em metas e resultados.

Hoje é possível mensurar indicadores de desempenho, lealdade de clientes, engajamento de equipes e até comportamento dos seus colaboradores.

 

3) Sinergia de comportamentos

Uma empresa de sucesso precisa ser estratégica na montagem de suas equipes. Por isso, saber os mais diversos perfis comportamentais dos colaboradores é uma mão na roda para encontrar essa sinergia. Através da metodologia Disc torna-se possível alinhar as características de um indivíduo com suas expectativas em relação ao trabalho, tendo assim um raio-x preciso na hora de encaixá-lo nos mais diversos projetos da empresa.

4) Olhar no horizonte

Ao invés de uma estrutura hierarquizada verticalmente, uma startup de sucesso faz com que todos seus colaboradores e talentos pensem como donos, como líderes. As conquistas são celebradas por todos e as derrotas divididas com todos. Colocar várias cabeças para pensarem no futuro, no sucesso da empresa é a engrenagem que movimenta o ambiente criativo, de inovação, pois todos estão engajados em resolver os problemas diários.

 

5) Manter a firmeza em situações adversas

Por já terem nascido em um ambiente de instabilidade, profissionais que trabalham neste tipo de empresa são muito mais abertos às mudanças, às flutuações do mercado. Afinal, elas nasceram das incertezas do mercado. Empreendedores de sucesso sabem lidar com os fracassos momentâneos e as equipes de sucesso também.

Com essas práticas, tenho a certeza que sua empresa estará posicionada em direção ao sucesso. Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber como aplicar algum desses conceitos em sua empresa, entre em contato comigo pelo número (32) 3015-1977. Nós da DomIneSCo estamos sempre prontos para ajudar. Até a próxima!

 

Luís Otávio Loures da Conceição – Empresário, 15 anos de experiência desenvolvendo soluções com a Metodologia D.I.S.C., Sócio-Diretor da DomIneSCo Soluções em Gestão de Pessoas LTDA.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.